top of page

Professor Maurício Gaspar

       Maurício Gaspar nasceu em 2 março de 1968. Começou tocar violão com 9 anos de idade em 1.977 influenciado por seu pai que era cantor amador de Seresta, ouvindo muito Altemar Dutra, Nelson Gonçalves e Rock’n’Roll.  Abandonou o violão em 1.979, por causa do método tradicional de ensino.
 
Começou a tocar bateria em 1.983, autodidata, com quinze anos de idade e tem em sua formação as influências do Rock e do Blues dos anos 50, 60, 70 e 80.
 
Em 1.984 montou sua primeira banda, o “Grupo Pólen” que participou de um concurso de bandas no programa do Gugu, o “Viva a Noite” no SBT, além de participar de programas de rádios AM e shows promovidos pela Prefeitura Municipal em bairros de Limeira.
 
Logo depois, em 1.985, formou a banda “Koluna Social”, que se apresentou várias vezes no Programa “Barros de Alencar” da TV Record, fazendo também shows de abertura para Luiz Ayrão e Ronnie Von.
Nessa época, aprendeu como montar e administrar um show desde a bilheteria até o palco nos vários clubes da cidade de Limeira.
 
Em 1.987 foi um dos fundadores da banda Companhia Limitada, onde se descobriu como baterista de Rock’n’Roll Clássico. Nesse mesmo período, fez vários shows de abertura para banda Made In Brazil com a Banda Boca Roxa.
Estudou bateria por cinco anos com o prof. Marcelo Monteiro (CLAM – SP) e participava também como convidado de algumas bandas para tocar em festivais de Música Popular pelo Estado de São Paulo.
 
Em 1.990, ganhou o prêmio de melhor instrumentista no 2º Festival de Música Ecológica de Limeira, concorrendo com aproximadamente 200 músicos.
 
Em 1.993, entrou para Orquestra Municipal de Cordas de Limeira, onde aprendeu a tocar viola clássica e estudou teoria musical com seu grande professor e mentor Maestro Assumpção.
 
Em 1.995 foi convidado a integrar a banda de Nuno Mindelis, começando sua carreira de músico profissional e Bluesman. Viajou pelo Brasil durante quatro anos com Nuno, aprendendo o verdadeiro Blues e a ser um músico profissional.
 
Já em 1.999, chegou a tocar em várias bandas, sendo contratado como músico profissional “freelancer” em algumas delas:
 
  • Nuno Mindelis
  • Companhia Limitada
  • Cocktail Blues (freelancer)
  • Calibre 12 (freelancer)
  • NacontraMão
  • Lancaster Blues Band
  • Márcio Maresia and the Blue Groove
  • Big Gilson & Alan Ghreen (Big Allanbik) (freelancer)
  • Danny Vincent Band –  Johnny Winter Tribute (freelancer)
 
Adquiriu muito respeito por sua “pegada” e “capacidade de improvisação no Blues”, começando a participar frequentemente como baterista da banda de apoio em Festivais Internacionais de Blues em Sescs e casas noturnas como Mr. Blues e Bourbon Street Club, acompanhando vários músicos internacionais, sendo considerado na época, um dos melhores bateristas de Blues do Brasil.
 
Em 2.003, a Banda NacontraMão, sua principal banda por 15 anos,  algumas vezes foi a banda de apoio de Marcelo Nova.
A banda NacontraMão ganhou vários prêmios em festivais, um deles o 3º lugar no Festival a vez do Brasil, promovido pela Rádio 89 FM.
 
Em 2.004, trabalhava também como baterista freelancer para Flávio Guimarães (Blues Etílicos), Big Gilson & Alan Ghreen (Big Allanbik) Thiago Cerveira and the Blue Chip’s, Lancaster Blues Band, Danny Vincent Band, Márcio Maresia and the Blue Groove, J.J. Jackson e Nazi e os irmãos do Blues.
Tocou com o organista Deacon Jones (Fred King e John Lee Hooker) como substituto do baterista Paulo Zinner,  no Cia. Paulista Music Bar (Rio Claro – SP), onde foi gravado um CD ao vivo.
Junto com a banda NacontraMão teve a honra de compor e gravar o Hino dos Falcões MC, um dos maiores Moto clubes do Brasil.
Nos dois primeiros discos da banda NacontraMão, assim como no Lançamento do ultimo DVD, a banda NacontraMão contou com a participação do guitarrista e amigo Hudson Cadorini ( da dupla Sertaneja Edson & Hudson).
Tocava também com as Bandas U2 Cover Limeira, Midnight Blues e banda A Kasa Kaiu (Rock Rural)
 
Em 2.014, para se dedicar mais às aulas como professor, parou de trabalhar como freelancer, saiu das bandas anteriores, formou a banda Roxigênio (Rock Nacional anos 80) e entrou para banda Cry Baby (Rockabilly anos 50-60).
 
Em 2.015 se reintegrou à banda de Blues Lancaster & The Hot Pockets.
Foi convidado a fundar e fazer parte da Banda Chic 10 de Rodrigo José (Brega Soul Music).
Em 2.016 se formou em “Licenciatura em Música” pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), com notas máximas nos quesitos didáticos.
 
A partir de 2.017 até agora, está em tour com Rodrigo José & Banda Chic 10 pelo Brasil, com quem participou de vários programas de TV de âmbitos nacionais. Toca com a Banda Cry Baby (Rock'n'Roll anos 50 e 60), Roxigênio (Rock Nacional anos 80), Banda Rock You (Rock anos 90 a 2.020) e também toca com a banda de blues Lancaster & The Hot Pockets em vários festivais de Blues pelo Brasil.
Possui grande experiência em palcos, tendo tocado em todas as regiões do Brasil, em eventos de motociclistas, casas noturnas, festas, convenções, teatros e sescs. Durante a semana ministra aulas de bateria, violão/guitarra e musicalização infantil.
 
       Discografia:
 
  • CD Lancaster – A Beautiful Day For The Blues – 1.999 (CD Independente)
  • CD Banda NacontraMão – Volume 1 – 1.999 (CD Independente)
  • CD Márcio Maresia – Mr. Powerharp! – 2.001 (CD Independente)
  • CD Banda NacontraMão – Volume 2 – 2.003 (CD Independente)
  • CD Deacon Jones – Live At Rio Paulista Brazil – 2.004 (CD Independente)
  • CD Márcio Maresia – Still On The Road – 2.005 (CD Independente)
  • CD Banda NacontraMão – Volume 3 – 2.006 (CD Independente)
  • DVD Banda NacontraMão – 11º aniversário dos Falcões Moto Clube – 2.006 (DVD Independente)
  • DVD Banda NacontraMão Big Band – 2.009 (DVD Independente)
  • DVD Banda NacontraMão Big Dance – 2.011 (DVD Independente)
  • EP Banda Cry Baby  Dentro da Noite – 2014 (Vídeo em plataformas digitais)
  • EP Lancaster & The Hot Pockets  Haus Bier Sessions – 2016 (Vídeos em plataformas digitais)
  • CD Rodrigo José – Volume 1 – 2.016 (Álbum em plataformas digitais)
  • CD Rodrigo José – Volume 2 – 2.017 (Álbum em plataformas digitais)
  • DVD Rodrigo José  Ao Vivo no Interior – 2.018 (DVD em plataformas digitais)
  • CD Rodrigo José – Volume 3 – 2.019 (Álbum em plataformas digitais)
  • CD Bidu Sous – Don't Wake Me up Early – 2.020 (Álbum em plataformas digitais)
       
        Principais Influências na Bateria:
John Bonham (Led Zeppelin), Ian Paice (Deep Purple), Bob Torello (Johnny Winter),
Charlie Watts (The Rolling Stones), Ringo Star (The Beatles), Kenny Aronoff (John Fogerty),
Steve Gad (Eric Clapton), Nicko MacBrain (Iron Maiden), Keith Moon (The Who),
Gregg Bissonette (Steve Vai), Chris Layton (Stevie Ray Vaughan),
Joseph “Zig” Modeliste (The Meters), Nick Maison (Pink Floyd),
Butch Trucks (The Allman Brother’s Band), Slim Jim Phanton (Stay Cats).
Buddy Rich, Joe Morelo, Joe Jones, Todd Sutcherman, Steve Smith, Billy Cobham, Pete York e
Louie Bellson.
 
 
bottom of page